Atividade celebrou a atuação de 40 instituições na defesa dos direitos humanos em Pernambuco
Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, a deputada Dani Portela (PSOL-PE) realizou uma reunião solene na Alepe. O encontro teve o objetivo de homenagear organizações e movimentos sociais atuantes na defesa dos direitos humanos em Pernambuco, além de promover o lançamento de uma cartilha educativa.
A cartilha “Educando para os Direitos Humanos” é uma realização da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Alepe, da qual a parlamentar é presidenta. Este primeiro volume lançado trabalha, de forma didática, os direitos e as garantias fundamentais para todas as pessoas, apresenta princípios básicos dos Direitos Humanos, sua história de reivindicação e sua aplicação nas políticas públicas locais e nacionais. A publicação foi escrita em parceria com a Consultoria Legislativa da Alepe e a Escola do Legislativo. Baixe a cartilha AQUI nesse link.
Em seu pronunciamento, a deputada Dani Portela, que tambémn é presidente da CCDHPP, destacou um cenário brasileiro em que as violações ainda imperam. O racismo, a LGBTQIAPNfobia, o capacitismo, o machismo, continuam armando e perpetuando desigualdades e quadros de violência. Apesar da realidade, a solene teve o propósito de celebrar os avanços conquistados e fortalecer a luta em defesa dos direitos humanos.
“Precisamos marcar não só as dificuldades, mas também as vitórias. Essa solene vem pra fortalecer nossa agenda e reforçar a necessidade de ampliar os direitos já garantidos. Escolhemos homenagear entidades e organizações que têm se mantido firme ao longo dos anos em defesa de populações mais vulnerabilizadas em Pernambuco em busca de um estado mais justo e igualitário”, reforçou a deputada.
GAJOP, Cendhec, Centro de Cultura Luiz Freire, Ibura Mais Cultura, Gestos, Coletivo Força Tururu, Rede de Mulheres Negras PE, Renfa e Comitê Memória, Verdade e Justiça e Democracia/PE foram algumas das entidades homenageadas.