Luiza Batista Pereira, figura história na luta por direitos das trabalhadoras domésticas do Brasil, recebeu um voto de aplauso
Nesta segunda (29), a deputada Dani Portela, através da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Alepe, prestou uma homenagem às trabalhadoras domésticas brasileiras. Por meio de um voto de aplauso à Luiza Batista Pereira, coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), a profissão foi reconhecida e prestigiada na Casa Legislativa pernambucana.
O momento serviu para destacar o traslado desafiador das trabalhadoras domésticas, visto que a profissão é exercida, historicamente e principalmente, por mulheres negras e de baixa renda. Mulheres que ao longo de anos viveram a sorte de más condições de trabalho, tratamentos hostis dos empregadores e a ausência de direitos. Somente em 2013, a Constituição Federal foi alterada em prol de igualar os direitos trabalhistas entre trabalhadoras e trabalhadores domésticos e os demais do meio urbano e rural.
“Esse voto de aplauso serve para reconhecer uma luta histórica, de passos que vem de muito longe. Remonta séculos passados. Hoje é dia de aplaudir e comemorar mas também de demarcar a importância que esse trabalho tem na nossa sociedade e o quanto é essencial para a luta do movimento de mulheres, feminista e do movimento negro”, destacou a deputada Dani Portela.
O Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas foi celebrado no último dia 27 de abril.