Mulheres Negras são homenageadas por atuação na garantia dos direitos da população preta no Recife

nov 8, 2023 | 0 Comentários

A deputada Dani Portela relembrou o legado de Marta Almeida em sua saudação

A deputada Dani Portela marcou presença na mesa da reunião solene em homenagem às Mulheres Negras atuantes na garantia dos direitos e valorização da população preta no Recife. A sessão, iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL-PE), aconteceu na tarde desta terça-feira (7), na Câmara dos Vereadores do Recife.

Na tribuna, a deputada saudou Marta Almeida, chamada carinhosamente pelos(as) amigos(as) por Martinha. Educadora, pedagoga, especializada em Psicopedagogia e em Educação Especial, técnica da Política de Igualdade Racial de Pernambuco, integrante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) e do Comitê Institucional Metropolitano de Mulheres Negras da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Marta também foi coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) de Pernambuco, e integrava a comissão organizadora do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

A importante ativista e defensora dos direitos da população negra no estado, faleceu no dia 13 de setembro deste ano. Dani Portela relembrou o legado, além de comunicar sobre a votação para a instituição da comenda da Medalha Marta Almeida, que ocorreu na mesma tarde na Alepe. Aprovado, o projeto foi criado para homenagear pessoas que tenham importante atuação na luta antirracista em Pernambuco. Portela também aproveitou para parabenizar a atuação de todas as mulheres homenageadas na luta contra o racismo.

“Certamente Martinha estaria aqui, como sempre esteve em todas as atividades. A última mensagem dela, encaminhada no grupo da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, falava que precisamos nos cuidar, criar uma rede de apoio. Que esse novembro negro nos faça esse convite, de olhar umas para as outras e nos cuidar. Quando entro aqui, não consigo citar uma só pessoa porque vejo muitas referências para mim em várias áreas, dos movimentos sociais, do meio jurídico, mulheres de amém, de axé. Todas mulheres negras e todas com um chamado muito em comum de entender que muito além de um novembro, todos os dias, de todos os meses, de todos os anos, precisam ser nossos!”, bradou a deputada.

Além da cerimônia de homenagens, a solene contou com momentos marcantes na tribuna, como a recitação feita pela poetisa Odailta Alves e as falas da vereadora Elaine Cristina e de Rosilene Rodrigues, uma das homenageadas.